Domingo XVI Tempo Comum - B

Leituras de Domingo - AQUI


1ª leitura: Jer 23, 1-6 
Em Jeremias, como na maioria dos profetas, encontramos um homem de Fé e com uma consciência muito apurada de comunhão. Os outros não são uma propriedade minha, a missão não sou eu que a escolho... ou seja, eu estou ao serviço e é Deus que está no "comando". É crucial nos dias de hoje ter esta consciência de comunhão, na Igreja e no mundo.
Como é que eu vivo a minha vida? Como sou cristão e cidadão? Deus confia em nós!

2ª leitura: Ef 2, 13-18
A Paz, na mensagem cristã é algo de essencial e crucial, por isso, ser cristão é ser sinal de Paz. Apesar disso, hoje como ontem, continuamos a fomentar guerras com a religião como causa... não falo somente das guerras que abrem os telejornais, muitas são nas nossas casa, comunidades ou trabalho. Ser cristão é ter a capacidade de perdoar, com o auxílio de Jesus.
Quantas vezes peço a Deus ajuda para ser sinal de Paz? Quantas vezes rezo por aqueles que não gosto ou não gostam de mim? 

Evangelho: Mc 6, 30-34
Nesta passagem, há um verbo fundamental - compadecer-se. É uma ação que carateriza a missão de Jesus. São várias as vezes em que vemos Jesus ter compaixão daqueles que o procuram. Ter compaixão não é ter pena, nem assumir as dores do outro, é sim compreender a situação de sofrimento que o outro está a viver e ajudá-lo a viver esse momento. Jesus não é indiferente, nem paternalista, é compassivo.
Como vivo os sofrimentos dos outros? Tenho uma opinião e julgamento sobre os outros? Ou procuro compreender e ajudar a viver esses momentos?

Desafio da semana: Esta semana vou rezar por uma pessoa concreta, com quem eu tenha algum "atrito" e assim tentarei mostrar que apesar das diferenças, como cristão sou "obrigado" a olhar para ela como irmã!

Comentários