Domingo XXIII do Tempo Comum - B

Leituras de Domingo - AQUI

1ª leitura: Is 35, 4-7a 
A seguir a momentos de tormenta, há momentos de bonança/alegria. É isso que Isaías nos diz hoje, ao falar sobre o que se segue à "prisão" na Babilónia, haverá uma alegria imensa.
Muitas vezes nós centramo-nos apenas nos momentos tristes da nossa vida e por isso, não vivemos as alegrias que Deus nos concede. Acreditar em Deus é saber que apesar das dificuldades há sempre a alegria em cada momento.

2ª leitura: Tg 2, 1-5
Hoje como ontem, é  muito fácil fazermos acessão de pessoas, por várias razões: raça, estatuto social, grau académico, entre outros. Tiago vem-nos dizer algo muito simples e básico, somos todos filhos de Deus.
Na minha casa, trabalho ou relações como sou? Olho para o aspeto, carteira ou raça? Ou percebo que sou igual a todos aqueles que estão à minha volta?

Evangelho: Mc 7, 31-37
Jesus é-nos apresentado como o Deus da liberdade. Liberdade por não fazer acessão de pessoas. Liberdade por libertar a humanidade das suas "prisões". Liberdade por não ficar à espera no seu "escritório" que o procurem. Esta liberdade é o caminho para a felicidade. 
Como vivo a minha fá? Sou livre? Liberto?

Desafio da semana:
A alegria é uma busca constante, que tem na liberdade uma das suas maiores aliadas. 
Vou procurar ser e fazer felizes aqueles que estão à minha volta. Com palavras e gestos vou procurar libertar e não aprisionar aqueles que estão à minha volta.

Música da semana: Um Sim para regressar





Comentários