Domingo X do Tempo Comum

Leituras do X Domingo do Tempo Comum: Aqui



1ª Leitura: Gen 3, 9-15
Em Adão e Eva encontramos a prefiguração da Humanidade.
No texto que nos é proposta neste Domingo, encontramos algo que é comum a cada um de nós, o "sacudir a água do capote", pois Adão coloca em Eva a culpa de ter comido do fruto, e Eva na serpente, ou seja, ninguém é culpado. 
Quantas vezes nós fazemos isto na nossa vida: a culpa nunca é minha...

2ª Leitura: 2 Cor 4, 13 – 5, 1 
Paulo, apresenta-nos como a Fé pode desbloquear os impasses da nossa vida, são muitas as vezes que nós duvidamos do amor e da presença de Deus, nas nossas vidas. 
Que nós, à semelhança de Paulo, façamos da Fé, o motor da nossa vida, que nos momentos mais difíceis confiemos mais em Deus, do que em nós mesmos.

Evangelho: Jo 12, 31b-32 
Em Jesus, a família encontra um significado muito mais importante que o sangue. Apesar de não fugir da sua família, procura mostrar que é a palavra e a vida que nos define enquanto família cristã. Apesar de ter passado mais de 2000 anos, e de na teoria cada um de nós perceber aquilo que é o mais importante, continuamos muito ligados ao sangue/mundo. 
Quando oiço a Palavra de Deus, percebo o que ela me pede? Procuro ser fiel à Palavra de Deus? Que o nosso viver seja sinal da Palavra que escutámos.


Desafio: Ler o texto do Evangelho deste Domingo, todos os dias, e procurar vivê-la.

Comentários