Domingo XV Tempo Comum - B

Leituras de Domingo - AQUI

1ª leitura: Amós 7, 12-15 
Em Amós, temos o paradigma do profeta, foi escolhido, não nasceu ou se propôs. É Deus quem chama, ao chamado cabe a missão de aceitar esse desafio de vida. Amós tinha a sua vida, tinha a sua forma de estar no mundo, calma e tranquila, no entanto não era isso que Deus tinha para si, e Amós após discernir, diz sim a Deus.
Estou disponível para escutar a voz de Deus? Procuro ser profeta, voz de Deus, no mundo? 

2ª leitura: Ef 1, 3-14 
Deus é a origem e o fim de toda a nossa existência. Nos dias que correm essa é uma forma, quase impossível, de viver a vida. Vivemos num mundo que o importante sou eu, faço o que me apetece, como quero, sou senhor e dono da minha vida. Nesta perceptiva de vida, dizer que Deus está no comando da minha vida é uma loucura, mas a verdade é que desde o início, ser cristão a sério é uma loucura.
A primeira pergunta que devo fazer: quero ser verdadeiramente seguidor de Jesus? Se sim, a melhor forma é começar por escutar a Palavra de Deus. Escuto?

Evangelho: Mc 6, 7-13 
Nesta passagem há algo que é muito importante e inovador em Jesus, o envio dos discípulos dois-a-dois, há uma coerência entre o conteúdo e a forma. Conteúdo da mensagem de Jesus é o amor, que não isola, nem pode ser individual. E a forma, pois são no mínimo dois a anunciar esse amor, A dimensão comunitária da mensagem de Jesus é na verdade extraordinária, ainda nos dias de hoje, ou sobretudo nos dias de hoje, onde há uma clara vertente egocêntrica, até da fé. 
Para se ser cristão é OBRIGATÓRIO viver para o outro, o amor têm de ser uma relação.


Desafio da semana: 
Ser cristão é antes de mais saber escutar Deus, por isso, vou ler uma pequena passagem bíblica todos os dias:
- segunda-feira: Salmo 49 (50);
- terça-feira: Mt 11, 20-24;
- quarta-feira: Mt 11, 25-27; 
- quinta-feira: Mt 11, 28-30 ;
- sexta-feira: Mt 12, 1-8;
- sábado: Mt 12, 14-21;
consequentemente, vou tentar viver em cada dia segunda a palavra lida/escutada.


Comentários