Domingo XVII do Tempo Comum - B

Leituras de Domingo - AQUI

Primeira Leitura: 2 Reis 4, 42-44
Eliseu, como homem de Deus, aprendeu a confiar mais em Deus do que nele mesmo, por isso a sua fé não era nos homens, mas em Deus.
Nós com muita facilidade falhamos, já Deus não falha, quem confia em Deus tudo alcança. 
Podemos pensar: se assim é, então vou pedir a Deus o Euromilhões e Ele vai me dar... Deus não nos dá o que nós queremos, mas sim o que nós precisamos, apesar de parecer a mesma realidade, na verdade não é.
Quantas vezes peço o que não preciso? Sou humilde na oração?

Segunda Leitura: Ef 4, 1-6
Paulo não se acha maior que ninguém, no entanto, por chamamento de Deus, aconselha os seus irmãos, com caridade e humildade. Exorta-os a viver segundo os ensinamentos de Jesus.
Hoje, sublinho o suportai-vos com caridade, pode parecer à primeira vista um fardo e algo pesado, no entanto não é isso que se pretende. A caridade modifica não só a expressão, mas sobretudo a realidade do suportai-vos, pois é o amor que orienta a relação com os outros e isso faz com que o suportai-vos não seja um peso, mas um amparai.
Quando eu ajudo alguém, como me sinto? Quando foi a última vez que eu amparei alguém, na sua realidade?

Evangelho: Jo 6, 1-15
Neste Domingo, é-nos apresentada uma das mais belas passagens bíblicas, conhecida pela multiplicação dos pães, vista como um milagre puro e duro, não o é, na verdade.
Primeiro, o milagre, é uma manifestação de Amor de Deus pela humanidade; segundo, encontramos nesta passagem a atitude da confiança na providência divina, e é esta razão que a torna tão importante.
A Fé, é em si mesma prova da providência de Deus. Confiar que Deus está no comando.
Num mundo tão tecnológico e científico, acreditar em algo que não tangível, torna-se em si mesmo um milagre.
Apesar de tudo, quantas vezes vemos a ação de Deus na nossa vida? Os milagres não têm de ser acontecimentos espetaculares, mas sim extraordinários.

Desafio da Semana: 
Vou estar atento aos pequenos milagres do dia-a-dia. Quantas vezes Deus se manifesta na minha vida?








Comentários