Domingo XIX do Tempo Comum - B

Leituras de Domingo - AQUI


1ª Leitura: 1 Reis 19, 4-8 
Elias, apresenta-se como o exemplo do homem que procura anunciar Deus e não é escutado, e por isso, desespera e desiste. Elias no entanto faz uma última oração, de despedida, a qual é correspondida com  um desafio da parte de Deus: ir ao Horeb, monte onde Deus se revela. Elias leva quarenta dias e quarenta noite a chegar ao monte Horeb, tempo de discernimento. 
Como Elias, muitas vezes nós perdemos as forças ao tentar anunciar o Senhor ao mundo, parece que ninguém nos ouve, provavelmente por estarmos a anunciar mal, mais centrados no mensageiro do que na mensagem.
Como Elias também nós precisamos de parar, fazer um tempo de encontro com Deus, mas infelizmente o tempo de Deus é sempre quando não temos mais nada para fazer ou quando estamos em sofrimento. 

2ª Leitura: Ef 4, 30 – 5, 2 
Paulo, faz mais um apelo à Caridade, melhor e maior exemplo para quem quer seguir Jesus.
Paulo é muito claro e direto na sua mensagem, coloca o dedo na ferida: deixemo-nos "azedume, irritação, cólera, insulto, maledicência e toda a espécie de maldade". Apesar de ter sido dito à imensos anos, continua atual. Preferimos com alguma facilidade o caminho do mal/trevas/diabo ao do bem/luz/Jesus.
É importante clarificarmos a nossa vida e o caminho que queremos para nós.

Evangelho: Jo 6, 41-51
A  falta de fé, é consequência de olharmos para Deus com as nossas medidas e como nós falhamos muito, pensamos em Deus na mesma medida. Os contemporâneos de Jesus, viam apenas a humanidade de Jesus e não conseguiam sair daí, dar o salto para o Jesus, Filho de Deus, apesar de todas as "provas" que mostrou. No entanto, Jesus não desiste de cada um de nós, e revela-se mais uma vez: "pão que Eu hei-de dar é a minha carne, que Eu darei pela vida do mundo".
Acredito que Jesus é Deus, acredito no poder da Eucaristia na minha vida?

Desafio da Semana: Vou procurar mostrar que Jesus é verdadeiramente o pão da vida e que esse Pão me alimenta e leva a que a minha vida seja sinal deste Jesus do Amor ao próximo.





Comentários