Domingo XXI do Tempo Comum - B

Leituras de  Domingo - AQUI

1ª Leitura: Jos 24, 1-2a.15-17.18b
Dizer sim a Deus, é algo que deve ser constante, diário.
Quando nós amamos alguém precisamos de lhe dizer com palavras e gestos que a amamos, com Deus não é diferente. É isso que Josué faz e interpela o povo para professar a sua fé.
Quantas vezes eu digo a Deus que o amo? Digo e demonstro com atos?

2ª Leitura: Ef 5, 21-32 
Paulo hoje apresenta uma das passagens bíblicas, mais polémicas para os dias de hoje. No entanto, se olharmos com calma percebemos duas coisas muito simples e importantes: 1ª este é um texto com quase 2000 anos, por isso devemos olhar com os critérios de então, onde as mulheres não eram consideradas para nada; 2ª há um fio condutor, o de amor, poderíamos dizer/pensar que nada de novo, mas a realidade é que até à poucos anos atrás (para não dizer ainda hoje) a mulher servia para cuidar da casa e dos filhos, eram "coisas". Não querendo desculpar o "machismo" que se pode encontrar neste texto, há uma mensagem de amor que deve ser valorizada.
Como nos tratamos uns aos outros? Com amor? 

Evangelho: Jo 6, 60-69
Que Jesus eu procuro? O dos milagres, que me satisfaçam no imediatismo dos meus desejos? Jesus é muito mais que isso, não é para uns momentos ou para umas vontades. O que procuramos muitas vezes é um Jesus à minha medida. Hoje Jesus vem dizer-nos que isso é impossível e se é isso que queremos é melhor ir "à vida".
Pedro, apesar de todas as quedas, faz a sua profissão de fé em Jesus, pois em Jesus encontrou a vida. Jesus é para mim vida?

Desafio da Semana: Amar a Deus e não amar o próximo, não serve de nada. Por isso, vou demonstrar o meu amor a Deus, naqueles que estão à minha volta.

Para Ouvir: Amar pelos dois


Comentários